domingo, fevereiro 06, 2005

Montaria em Mértola - 11 Dez 2004



Sonhei muitas vezes com este dia ao longo do ano.

Em Janeiro, tinha estado noutra Montaria nesse mesmo local. Apesar de ter estado numa porta de travessa passei toda a santa manhã a ouvir tiros, ... do meu lado esquerdo, do meu lado direito e em toda a mancha. No final, 24 porcos abatidos e cerca de 250 tiros jogados. Convenhamos que é obra!
Pensei comigo: “ na próxima época tenho de vir outra vez”.
E esse dia chegou: 11 de Dezembro de 2004.

Às 4H00 saí de casa em S João do Estoril , meti-me na carrinha e rumei a Mértola onde seguramente iria encontrar-me com antigos amigos das Montarias.

Lá estavam eles, o João Baioa , o Zeca , o Jorge, entre outros. Também estava presente o caro amigo Manuel Barbosa , proprietário de uma bela Zona de Caça Turística em Mértola - Santana de >Cambas onde já "virei" muitas rolas e alguns patos.

O ambiente era de grande expectativa nesta montaria. Ao pequeno almoço um bom café com leite , ovos mexidos , salpicão e um café "grosso" animaram ainda mais as hostes.

Sorteio: Porta 61. Armada (de novo ) - Que bom !

Mancha: cerca de 260 hectares, com uma ribeira a atravessá-la, em alguns sítios muito fechada.

O transporte para os postos foi feito em tractores e outros veiculos de caixa aberta - em silencio como mandam as regras.

Chegado à porta , depois de uma boa caminhada , ponho a carabina no chão , largo a mochila e - inundado em suor- dispo o capote alentejano. Retiro a carabina da funda e abro a mochila para retirar as munições. Fiquei petrificado. Depois de muito procurar cheguei a uma terrível conclusão: havia deixado as balas na carrinha, no local da concentração.
Tem calma Sérgio , pensa no que hás-de fazer. Deslocar-me á porta ao lado e pedir balas ? Não vale a pena , vou desestabilizar a Montaria e a hipótese de encontrar um caçador que tenha 9-3-62 não é muito certa.
Ir-me embora ? Também não. Nada a fazer! Resta-me esperar até ao fim.

"Armei" a minha câmara Fujitsu de 6,1 megapixels e dediquei-me à caça... fotográfica!

Neste dia , entraram na minha porta 3 porcos , um deles navalheiro ( abatido depois na porta ao lado ).
Todos eles entraram em terreno limpo como se pode comprovar pela fotografia tirada.

Finalizada a Montaria, regressei à Vila. O sonho de um ano tinha-se esfumado por um pequeno erro de logìstica.

Quadro final : 18 porcos.


Apesar do percalço, as Montarias desta Zona de Caça continuam a ser excelentes, como depois se veio a comprovar pela Montaria seguinte em Janeiro 2005 , com 44 ( quarenta e quatro ) porcos abatidos ( 2 meus ) . Parabéns aos Organizadores. Excelente ZC.

Este ano, com sorte, lá estarei de novo.