quarta-feira, outubro 25, 2006

Zona de Caça Associativa de Alfamar / Serpa


Caçar Perdizes nos arredores de Serpa .
15-10-2006

O meu amigo Tomé tinha-me arranjado uma caçada às perdizes vermelhas na Zona de Caça Associativa de Alfamar.


Esta Herdade, de cerca de 1.600 hectares, situada nos arredores de Serpa e com aproximadamente 25 sócios, caracteriza-se essencialmente por uma condição única, rara hoje em dia, e que todos os caçadores dignos desse nome procuram: caçar à perdiz selvagem.


A tipologia do terreno é algo acidentada, com alguns cabeços bastante pronunciados, muita esteva e mato e algumas belíssimas zonas de pasto e cultura de cereal. Quer isto dizer : ideal para a criação e reprodução destas belas aves.


Ali à saída de Serpa, virando à direita rumo às Minas de S Domingos, percorridos alguns Km encontra-se a “Vendinha”, café à beira da estrada secundária, por onde muito pouco transito passa, e onde havíamos combinado o encontro às 7h00 da manhã de 15 de Outubro 06.


Ainda de noite escura sentámo-nos na esplanada completamente deserta do café, um pouco à conversa, e onde haveria depois de aparecer o Luís , sócio da Reserva, que me conduziria à mesma.


Após largos Km percorridos em estrada macdam mas em bom estado, por entre montes, vales e planícies, chegámos, finalmente, à ZCA de ALFAMAR .


Recebeu-me simpaticamente o Presidente da Associação de Caçadores, Sr Mário , homem de bom humor mas, pelo que me apercebi mais tarde, grande disciplinador das regras dentro da Reserva e cujos conselhos e instruções todos seguem sem grandes discussões.


É assim, para que os projectos de caça tenham êxito, é necessário liderança e espírito de camaradagem e cooperação.


Dadas as necessárias instruções sobre o dia de caça, todos os caçadores retiraram os seus cães das viaturas e reboques, e sentámo-nos todos em veículos de caixa aberta, com as espingardas e perdigueiros presos o melhor possível no meio das pernas e lá dirigimo-nos para uma das pontas da Herdade. Segundo me apercebi, fizeram-se 3 linhas de 5 ou 6 caçadores.


O tempo, o ideal para este tipo de caça: Solarengo e com uma ligeira brisa.


O terreno, nesta zona, era deveras acidentado e para baptismo no esforço inicial de andar as primeiras centenas de metros, confesso que foi algo violento, face aos autênticos barrancos que defrontámos nessa primeira meia hora, quarenta e cinco minutos de caça.


Entretanto, as primeiras perdizes levantavam largas e desapareciam no horizonte à frente das linhas sem possibilidade de tiro.


Na minha linha, a do meio, alguns minutos mais tarde, comecei a ouvir os primeiros tiros da linha de enrola da direita.


A partir daqui, confesso meus amigos, que foi um autêntico festival de tiros, gritos, cobros e emoções fortes. As perdizes, autenticas “miuras” de raça autóctone , foram forçadas a regressar para trás das linhas, para os seus terrenos habituais, de onde tinham fugido.


Para isso, tiveram, como referi, de cruzar as linhas por cima. Umas apareciam a 30, 40 metros de altura permitindo autênticos tiros de batida ou “ojeo” como dizem os nossos amigos espanhóis. Assemelhavam-se a autenticas setas de asas abertas planando e esvoaçando, tentando ganhar velocidade e passarem por nós incólumes e ilesas.


Outras, não muitas, tresloucadas com os tiros, resolviam acomodar-se e ocultar-se nos pastos, lavrados e matos.


Estas eram levantadas ou paradas pelos cães perdigueiros.


A pouco e pouco os cinturões dos caçadores iam-se compondo, com perdizes e algumas lebres levantadas.


Registo, pela beleza dos lances, 2 casos. Uma perdiz, fugida das linhas de enrola, passando por cima de mim, muito alta e a uma velocidade estonteante, mereceu tiro certeiro da minha Beneli , indo cair a cerca de 90 – 100 metros atrás , qual autentica bola de penas. Hão-de passar alguns anos até esquecer este tiro.


Outro caso, uma perdiz amagada e, por isso, aterrorizada, que me saltou numa lavrada, aos pés, da esquerda para a direita, voando veloz a meia altura e aos cacarejos no meio de algumas oliveiras. Desferido o tiro, quase de chofre, penso que um bago terá atingido a cabeça da ave que, de repente, começou a voar na vertical , voou, voou, até ter morrido lá no alto e caído a pique, causando um enorme estrondo no chão.


O pachola meu perdigueiro de raça pointer deste ano, que a tudo ia assistindo, arranca, veloz, à queda da ave e cobra-a orguhosamente na boca, depositando-a a meus pés.


Finalmente, a cena do dia: percorria uma linha de água completamente seca, mas com algum juncal baixo mesmo no centro da ribeira. Duas lebres dormiam, uma atrás da outra. Arranca a da frente e, logo de seguida a de trás. Devo referir que levantaram ambas a uns 3, 4 metros de mim. Apontada a Beneli, desfiro um, dois, três tiros, e fico a olhar para as lebres que fugiram a sete patas. Só tive vontade de atirar a espingarda contra um sobreiro. Hoje recordo a cena mais humorado. Afinal, ficaram ambas lá nos terrenos para dar mais oportunidades de caça a outros.


No final o tableau de chasse: 58 perdizes ( metade fêmeas e metade machos – sim, porque os sócios desta ZCA fazem esta estatística ) e 8 ou 9 lebres abatidas.


A meio da manhã fez-se um taco no campo. Em cima da caixa aberta duma carrinha abriram-se, pães alentejanos, uns presuntos, uns paios e chouriços, queijos e umas cervejolas fresquinhas. À conversa e recompondo os estômagos já famintos, recuperaram-se forças para cumprir a 2ª parte da jornada.


Da minha parte, cobrei 6 perdizes e uma lebre.


Fiquei cheio de saudades de lá voltar o que acontecerá – ainda bem – no início de Novembro.


Parabéns a todos pelos magníficos terrenos de caça que têm.