quarta-feira, julho 10, 2013

Quase perdia a INKA


































7 de Julho 2013
Herdade de Vale de Lobos
Álcacer do Sal
Campo de treino com solta de perdizes.

40 anos de experiência na caça com cães de parar e cometi um erro crasso, indesculpável.

Debaixo da vontade de dar treino à cadela, com solta de algumas perdizes, ainda pouco emplumadas, encontrei-me com o Guarda da organização em Álcacer, às 06h30, em frente aos Bombeiros da Cidade. A esta hora o termómetro do carro já marcava 29,5 graus. De notar que foi o dia mais quente do ano, no Distrito mais quente em Portugal ( Setúbal : 42,5 graus )

Dali até à Herdade são ainda uns bons 10 Km. O campo de treino é composto por pastos muito altos, pouco "trespassáveis" que obrigaram a cadela, na busca,  a andar quase sempre em passo de corrida, e aos saltos, a vencer barreiras, para caçar. Logo aí começou o tremendo desgaste. Logo aí,  com as temperaturas que já se faziam sentir e com alguns meses de inactividade nas pernas,  deveria ter previsto o que se poderia passar.

A cadela, de grande nobreza no cumprimento da sua paixão, tudo fazia como se nada pudesse acontecer.

Ao fim de hora e meia, a Inca depois de marrar uma perdiz amagada no mato, deixou-me aproximar, colocar-me de lado para que me pudesse ver bem e, em poucos segundos, a perdiz arrancava e caía, a tiro,  a 50/60 metros,  no pasto profundo. A Inka arrancou para o cobro e poucos minutos depois trouxe-me à mão a perdiz e, deitando-se,  de lado,  no chão, exausta, abriu a boca e deixou cair a perdiz da boca.

Aí sim, apanhei um verdadeiro susto " é lá, que se passa cadelita ?" - levantei-a, dei-lhe água imediatamente e por ali acabámos o "treino".

Já a chegar a casa, por volta do meio dia, dentro da carrinha, oiço  a Inka a vomitar. Fui observar e era um líquido branco. "Provavelmente estará mal disposta" - pensei.

Em casa, quando tocava na água, para beber, deitava-a logo fora com um vómito.

Incomodado, embora sendo domingo, liguei para o veterinário e indiquei-lhe, sem hesitações,  os sintomas.

"Leve a cadela já para o meu consultório e encontramo-nos lá. Se não a levar, ela em 1 hora pode morrer-lhe"

Um quarto de hora depois, a Inka estava deitada em cima de uma "marquesa" , com uma toalha de almofadas de gelo por cima, Cada centímetro do animal foi arrefecido desta maneira, com gelo. A Inca quando entrou estava com 170 pulsações por minuto e com 41 graus de temperatura.

Depois de arrefecer, levou 2 injecções, uma para prevenir lesões cerebrais e outra para tentar evitar lesões intestinais.

Depois de levar um correctivo do Vet, levei-a para casa,  com a missão de a fazer regressar no dia seguinte,  à 1ª hora da manhã,  novamente  ao consultório. Deveria verificar logo de manhã se as fezes seriam de diarreia com sangue. Felizmente que, o que tinha feito, eram fezes firmes e sem indícios de sangue. Já no consultório o médico, depois de lhe fazer os exames normais,  disse-me que eu poderia considerar-me um homem cheio de sorte, pois os golpes de calor geralmente são fatais aos cães e, quando não o são, podem deixar sequelas incontornáveis.

A Inka demorou 2/3 dias para recuperar. Agora parece-me bem e já totalmente  recuperada. No entanto, lembro-me constantemente das palavras do médico:"Sou um homem de sorte"

Mas também me lembro do enorme erro que é caçar com um cão debaixo de altas temperaturas e condições extremamente adversas para o animal.

Escrevo para que todos aprendam com esta má experiência. A paixão dos nossos cães ( e a nossa ) somos nós que a temos de refrear,  sob pena dos resultados imediatos serem os piores.

Um abraço de amizade.


Pesca e Campo em Mini-Férias




Adicionar legenda



















3 a 5 de Julho 2013
Dias de calor tórrido no Alentejo.
Turismo de Habitação com pesca integrada no Programa de Estadia
Herdade da Amendoeira
Santana do Campo - Arraiolos

3 belos dias muito bem passados com o meu filho mais novo.

Boas instalações, ar condicionado nos quartos, um óptimo pequeno almoço com os produtos feitos na  Herdade ( requeijão fresco, queijo, pão, doces e compotas, bolos caseiros, sumos naturais de laranja e papaia ...etc... )

De manhã, dar uma pequena volta com a minha Inca ( à trela) e observar as dezenas ( centenas?)  de coelhos que por ali saltitam alegremente entre o mato, as pedras e os pomares. Só se vê rabinhos brancos a fugir de um lado para o outro e a Inca,  tresloucada, com todo aquele movimento.

A seguir ao pequeno almoço optar por fresca piscina ( o calor muito cedo se faz sentir ) ou arriscar um pouco mais e ir de Jeep visitar um do açudes da Herdade onde nos podemos divertir e fazer boas capturas de achigã. Na foto acima, o Miguel com um bom exemplar que acabou, grelhado, à minha mesa, já em casa, com molho de manteiga e poejos, acompanhado de um bom branco gelado.

Por Arraiolos, à noite, come-se bem. A publicidade está indicada no prato e as migas de coentros estavam deliciosas, no ponto, a acompanharem uns "lagartos" de porco preto deliciosos.

O Miguel optou por uns lombinhos de porco grelhados, com ananás natural, também grelhado.

Da doçaria,... nem me pronuncio.

Pelas estradas mais interiores, nas horas mais frescas da tarde, já se vêem as mães perdizes acompanhadas dos seus filhotes, prenuncio de boa época de caça para este ano.

Um abraço amigo ( já só falta pouco mais de um mês ).