domingo, outubro 08, 2017

Abertura às perdizes na Vidigueira
















Marmelar - Vidigueira, 05-10-2017

7 amigos, 7 espingardas decidiram este ano fazer a tão ambicionada, esperada,  abertura às perdizes , desta feita na zona de Marmelar - Vidigueira.

Um bom punhado de lebres foram avistadas mas o proprietário deixou, a quem o pretendesse, cobrar somente uma ou duas. De preferência, agradecia ele, numa atitude bem avisada,  que o informássemos, mais em jeito de censo, do número de lebres avistadas durante a caçada.

Ora, problemas com lebres nesta zona de caça, posso garantir seguramente que não terá ele, atendendo à generosa contagem que fizemos, de animais levantados e vistos até ao final. Por aqui, por esta vertente, muitos parabéns.

As perdizes, também em número que já satisfaria os caçadores de perdiz exigentes, o que se caçou neste dia, digo-o sinceramente, foi o possível, atendendo ao tremendo calor que se tem feito sentir em Portugal e, particular  e especificamente, por terras deste formidável Alentejo, que, nestes dias  ainda se veste de amarelo torrado dos restolhos e de castanho das terras já lavradas.

De seguida,  talvez mais cedo do que o habitual nestas jornadas, um excelente almoço,  com preferência a recair sobre as castas de brancos bem frios da região, vitela estufada no barro e carne de porco frita. De sobremesa dióspiros arrefecidos no frigorífico ou tarte de maçã, conforme a preferência.

Ficou-nos a promessa de, após as primeiras chuvas e redução das temperaturas, montarmos uma linha e ladearmos aquela (linda de se ver)  serra que por ali se atravessa, à procura dos exemplares com 3 esporões (!) o que é impossível de se fazer ainda, com estas temperaturas.

Abraço amigo.