domingo, maio 03, 2020

Bom ano de tordos.



























 Época de tordos em 2020


Como é do conhecimento de todos nós caçadores, que temos verdadeira paixão pela caça desta linda espécie, na época transacta, ao contrário de muitas outras anteriores, que foram paupérrimas,  desta vez a visita dos tordos foi muito generosa para o nosso país

De norte a sul de Portugal estas migradoras espalharam-se, este ano, gradualmente e em boas quantidades, fugindo  uma vez mais do clima gélido dos países nórdicos do continente europeu, em busca de comida, voando, assim,  para as nossas terras do sul da Europa.

Por cá, os tordos buscam numa primeira fase refúgio nos matagais espessos dos montados, sendo então a sua alimentação constituída essencialmente à base de  pequenas lagartas, minhocas e larvas, que tanto apreciam. Com o tempo gradualmente a arrefecer e a ficar muito mais frio nas semanas seguintes estes invertebrados recolhem-se debaixo da terra para invernar e, então, não lhes resta outra solução senão voarem direito aos olivais procurando a tão saborosa azeitona lusitana.

Poderia talvez postar caçada a caçada mas, sabendo que tal iria tornar-se deveras fastidioso para quem lê estes relatos, optei por uma colagem de muitas ( não todas ) as caçadas que eu, o PL e o MS fizemos por terras alentejanas.

O meu novo BA,  JEEP, foi uma autênticas surpresa para mim, e revelou-se um extraordinário e obediente cão de cobro dos tordos ( nunca pensei) e acompanhou-me sempre na caça a esta espécie, sendo um companheirão super obediente que, nesta modalidade, só cobra à ordem.

O animal mantêm-se horas e horas a fio sentado por trás da "parrocha", junto aos meus pés, e já aprendeu muito em, por exemplo, quando ergo a espingarda  ao disparo, já ele está a olhar na mesma direcção, para o céu,  esperando ver cair o tordo. Quando cai e ele sai em cobro rápido, sabe-me  sempre muito bem ouvir os elogios dos confrades que se encontram nas portas vizinhas.

Espero que todos os caçadores a esta espécie se tenham divertido com as jornadas da época, e espero, também, que a nova época abra sem que este vírus continue a nos apoquentar ,  com saúde para todos e deixando.nos praticar o nosso desporto favorito.

Um abraço amigo