segunda-feira, setembro 03, 2007
"Roladas" em Vila Nova S Bento
02 Setembro 2007
Na noite de sexta-feira recebi uma chamada do amigo Tomé, ainda de férias em Monte Gordo, perguntando-me se ia à caça à reserva no domingo 02 Set.
Não estava nada preparado para ir. Estava em minha casa em Bicesse e a ideia era passar o fim de semana com a família.
"À partida não vou Tomé, vou ficar aqui por casa".
"Não faça isso, venha à caça amigo Sérgio...! O Sérgio é que sabe mas olhe que tenho notícias que a reserva esta semana está bastante boa de rolas e torcazes."
Bem, depois de ouvir isto claro está que o chamamento passou a ser irresistível e a merecer o sacrifício de ir directo a V. Nova S Bento , caçar de manhã e voltar de seguida, lá pelas 15 horas estaria de novo em casa.
"Ó amigo Tomé então conte lá comigo e diga sff ao Sr Santos para me levar um cento de cartuchos, 32 gr com chumbo 6."
Chegado às 5h30 pairava no ar um entusiasmo muito especial na maior parte dos Caçadores. As rolas durante a semana visitaram a reserva com frequência e os torcazes apareceram também com abundância, deixando toda a gente entusiasmada. No final da tarde anterior, a sua presencia havia sido confirmada.
Logo após o sorteio, foi de imediato feito o transporte dos caçadores para as portas.
No percurso, em cima das carrinhas de caixa aberta e Jeeps a alegria transparecia na cara das pessoas e notava-se que a expectativa era grande.
O dia começou a clarear e os primeiros tiros que começaram a soar, foram aos patos que saíam apressados dos açudes assustados com tal movimento.
Aos poucos chegavam as primeiras rolas e torcazes, logo depois cada vez com maior abundancia e em maior numero. Por volta das 7h30 não havia mãos a medir com as entradas de pássaros. Vinham para comer em pequenos bandos de 5, 6, 7 rolas.
Centenas de tiros foram feitos nesta belíssima manhã de verão com temperaturas na ordem dos 35 graus.
Quase todas as 31 portas caçaram rolas e pombos e, no final, para além da satisfação generalizada e estampada nos rostos das pessoas, o quadro de caça saldou-se por uns bonitos 62 torcazes e 144 rolas comuns, dando uma media de 7 "bicos" por porta, o que, nos dias de hoje, é considerado já muito razoável.
De referir que estes bons resultados não surgem em vão e do nada. Antes pelo contrário. Por trás está todo um trabalho de criação de condições para que a reserva seja visitada pelas rolas e pombos.
Parabéns ao Guarda da Reserva, Sr António.
PS: nesta caçada consegui algo que para mim não é nada usual como caçador: fiz um doble aos torcazes e um doble às rolas.
Arma utilizada. Benelli Rafaello 121
Cartuchos:
JK8 de 32 gr , 6 de uma espingardaria de Viana do Alentejo.
Super GT , 32 gr. 6 da Melior.
Tempo da caçada: de manhã. até às 10h30.
Até à próxima.
Um abraço amigo.