terça-feira, dezembro 11, 2012

A nossa Perdiz Vermelha


















09 de Dezembro de 2012

É quase um chavão mas a sua caça traz-nos mesmo, invariavelmente, sensações fortes e intensas.

Possantes e esguias, as perdizes adultas furtam-se, com inteligência,  aos cães, no meio daquelas estevas e dos matos,  até mais não poderem. Quando se sentem já definitivamente encurraladas, sem saída possível, saltam, fortes, cacarejando e batendo as asas com toda a força que têm e que podem, sendo frequente vê-las, de "asa aberta", em fuga, a grandes alturas, em voos planados, tentando escapar em velocidade aos seus implacáveis perseguidores.

A maioria acaba por conseguir a fuga com êxito, mas outras, menos felizes ( ou espertas) terminam por cair debaixo do fogo certeiro das espingardas dos caçadores, sendo depois cobradas pelos cães perdigueiros que nos acompanham.

As planícies onduladas,  a perder de vista,  do Concelho de Mértola , mistas de mato de estevas com sementeiras de inverno, são das minhas favoritas para caçar a esta espécie.

As fotografias acima foram tiradas no passado domingo,  num regresso, para a repetição de um dia memorável, onde, 12 meses depois, nos juntámos novamente, em salutar convívio e camaradagem.

Retomámos ali, uma vez mais,  uma jornada de caça de salto à perdiz.

A Zona de Caça é o Moinho do Monte Novo , Proc 5734 da DGF,e caçar nesta Herdade, de alguns milhares de hectares, com aquela tipologia de terrenos, é um prazer que eu não consigo de forma alguma descrever, isto é não há palavras que o descrevam, só lá caçando é que nos apercebemos da magia desta caça e desta Herdade.

Para além da perdiz vermelha, o caçador,  ali,  tem sempre  a oportunidade de cobrar, no seu percurso, geralmente de 4 ou 5 horas seguidas de caça de salto,  alguns coelhos e uma ou outra lebre que sempre se vão levantando aos cães.

Verdadeiro prazer,  total!