domingo, setembro 15, 2013

Muito difíceis....





























Salvada-Voacaça
Beja
15 Setembro 2013
Resultado pessoal: 5 codornizes, 2 paragens, 2 falhadas e uma não cobrada .

As codornizes aguentam pouco as paragens dos cães e correm a patas ( fruto da evolução dos tempos?)

Logo que chega o calor da manhã, metem-se nas valas profundas dos terrenos onde lhes damos caça, mas onde os cães pouco podem fazer com estas altas temperaturas.
 
Anseia-se mesmo por umas boas sessões de chuva nas próximas semanas... os barros de Beja estão secos, gretados, com longas fendas à vista desarmada.

A Inka hoje mostrou-se algo ansiosa. Caçou muito bem é certo , cruzado como mandam as regras, obediente, mas as corridas das codornizes dentro dos restolhos e pastos deixaram-na nervosa e quase fora de controle.

Registo 2 paragens somente. Uma com o corpo em ângulo recto.. De frente para mim.A codorniz, entre a cadela e o caçador, aguentou q.b, avencei 2 passos mas ela, com voo rápido,  levou 2 tiros de chumbo 8 atrás mas escapou, ilesa, para longe , para uma vala, onde poisou.

A Inka, não sendo uma cadela mentirosa na paragem, parou de novo, outra.

Não me deixou dúvida nenhuma que estava marrada com uma codorniz ali naquele pasto alto ( embora o fundo das fotos seja em restolho rapado, de notar que não caçámos ali, mais ao lado havia outro tipo de terrenos).

Aproximei-me. A cadela subitamente desfaz a paragem e efectua um arranque em semi-círculo, como que para evitar a fuga da ave pelo outro lado, e marra-se de novo. Alguns momentos mais tarde, desfaz a paragem e entra no rasto, agitada. Acaba, minutos mais tarde a aspirar umas fendas enormes ali existentes no barro. Para mim, já sei para onde aquela codorniz tinha ido. Tirá-la de lá é que não se conseguiu.

O companheiro Paulo L., na foto, hoje foi mais perdulário. Poderia ter pendurado mais algumas aves, pois o Sado, misto de pointer e braco, tem excelente nariz , 4 anos de experiência e dá algumas paragens e aves a atirar. Para ele, hoje o dia foi da caça.
 
Abraço amigo
Sergio Vieira