segunda-feira, outubro 19, 2015

Notável



Beja, coelhos, lebres, perdizes e patos à noite.


















A satisfação não me permite esquecer as caçadas deste fabuloso fim de semana.

Sempre com o tempo a ameaçar chuva ( e choveu bem ) eu e o PL soubemos escolher e aproveitar muito bem os nossos cantinhos.

No dia 17, depois de capturarmos 2 lebres num pequeno olival e algumas codornizes até às 09h30, não nos restou outra alternativa senão fugirmos das fortes chuvadas, tocadas a vento sul, forte, na ordem dos 50 km/hora e procurarmos refúgio perto, na vizinha aldeia de Baleizão.

Na terra tinha faltado a luz mas, no café central, com a boa vontade das gentes locais, logo apareceu em cima da nossa mesa uma cesta com pão escuro alentejano, um chouriço assado bem quente e o bom vinho branco que tão bem por ali se faz.

Reconfortados os estômagos e durante um interregno da chuva, fomos dar conta de mais um trio de lebres e um orelhudo, bem como adicionar às perchas mais algumas codornizes.

Ao almoço, já bastante tarde, no mercado da Salvada, servimo-nos de um belo de um achigã escalado e bem grelhado, uma salada de tomate maduro e um jarro de branco das albernoas.

À noite, conforme já tinhamos combinado,  juntámo-nos ao nosso "grupo dos patos" e fomos esperar alguns a Santa Luzia. Apareceram bem, a entrarem bem ( também falhámos bem) e derrubámos uma vintena destas aves. O espectáculo dos patos a entrarem em bando ao cair da noite no açude, o silêncio quase sepulcral com que ansiosamente os aguardamos, e logo de seguida o estrondoso barulho dos tiros na noite,pelo conjunto das armas,  é algo que temos mesmo muita dificuldade em esquecer. O "bichinho" fica e logo a seguir à caçada já queremos voltar.

Dia seguinte: chuva a cair incessantemente até às 08h30 da manhã. Há que esperar dentro do Monte, entre 2 cafés,  para ver o que vai acontecer. Depois o céu abre, timidamente, mas abre. Cães para dentro dos carros e há que seguir caçando, desta vez naqueles terrenos da herdade e que ladeiam a margem do rio guadiana e que podemos ver acima na foto.

A volta foi muito bem delineada e conseguimos alguns bons exemplares. Sem os cães, que têm evoluído e desenvolvido as suas capacidades de caça, de uma forma notável, seguramente que não o conseguiríamos.

No regresso, o cão do PL resolveu desaparecer atrás da cadela de guarda ao Monte, que está no cio, e obrigou-nos, aquele malandro, a ficar ali, perto de 2 horas à espera que acabasse o "serviço". Duas horas após e depois de muitas incertezas e alguma angústia natural à mistura por parte do dono, aparece, algo maltratado pois de certeza envolveu-se em pelejas bem ferozes com outros na disputa da fêmea.

No entanto regressou e, assim,tudo acabou em bem, com um regresso a casa, de satisfação mas pessoalmente  muito cansado. Aquelas fragas, atrás das perdizes, já vão pesando nos 60 anos das minhas pernas. Ainda assim, sinto-me numa forma invejável quando me apercebo que lá vou dobrando aqueles cabeços,uns atrás dos outros, quase todos, muitos inclinados, alguns perto dos 45º de inclinação.

Um abraço amigo.