sexta-feira, janeiro 26, 2018

Aproveitando o mês de Janeiro.


1ª da manhã


Inka em ponto com codorniz. Blitz em patron.

Blitz parado sobre codorniz.

Inka parada sobre codorniz.




























21-01-2018
Dia de Perdizes
Salvada - Beja
_____________


Num dia que amanheceu cinzento e com intenso nevoeiro, rumámos, como habitualmente, para Beja, para uma nova jornada às perdizes. Nesta altura, lebres e coelhos já descansam, dentro do calendário do defeso, cumprindo a sua função de  reprodução.

Ao propósito, logo pela manhã e ao iniciarmos a jornada, um par de lebres namoradeiras veio ter comigo, a trote, quando, desconfiadas ( mas já não atiradas ), ergueram-se ambas sobre as pernas traseiras, a 25/30 metros e observaram-me, demoradamente, como se a época de caça já tivesse terminado há muitos meses. Quase fiquei de boca aberta, perante tamanho desplante e a pensar que se decorresse ainda a época de caça seria muito pouco provável tal acontecer.

Depois do almoço, fomos com os cães a uma zona onde há sempre codornizes sedentárias e, de espingardas abertas, ali estivemos a dar algum treino à Inka e ao Blitz. As fotos acima foram de telemóvel e as melhores possíveis dentro do meu amadorismo fotográfico.

Antes do almoço tínhamos avistado, do carro, bem afastadas, um bando de 4 ou 5 perdizes que tranquilamente comiam longe, na orla de um olival. Logo ali combinámos que depois de comermos seria exactamente para aquela zona que iríamos caçar à perdiz.

Conseguimos, então,  o levante de algumas e, com a zona muito bem abordada da nossa parte, espalhámos 2 ou 3 bandos e, correndo-nos bem, com tiros sempre muito certeiros e ajuda dos cães no cobro, cobrámos meia dúzia de belíssimos exemplares.

Anoitecia quando guardámos as armas e recolhemos os cães ao carro, regressando a casa.

Cansaço espelhado no rosto mas satisfação de sobra na alma por um dia muito bem passado.

Abraço amigo.