quinta-feira, setembro 12, 2019

Na Lezíria de Vila Franca de Xira- em modo de treino.

















ZCM da Leziria Grande do Norte
12 -Setembro -2019
________________


Nesta época de caça, infelizmente,  vimo-nos privados da nossa zona de caça à codorniz em Serpa e, na falta de solução alternativa, nada melhor do que andar em modo de treino, por aqui,  perto de Lisboa.

Optei , assim, por visitar hoje esta ZCM e às 06h30 marcava o ponto para a concentração de caçadores.

Antes, já dali haviam saído os confrades para a caça à rola e pombo torcaz. Pelo que me apercebi, bem têm visitado estas terras, proporcionando muito boas jornadas. Daí as 70 portas existentes, de novo integralmente preenchidas, originando uma autentica romaria de veículos a sair da sede da Zona de Caça.

Quanto à codorniz, habitualmente estes milhares de hectares costumam albergar e criar muitas centenas destas pequenas e belas aves, que por ali se refugiam e alimentam nas mais variadas culturas veranescas, tomate, meloal, pimento, girassol, milho, entre outras.

No entanto, ainda é muito cedo para aqui se caçar e obter resultados satisfatórios, mais de acordo com os limites impostos por lei. As temperaturas continuam demasiado elevadas, acima do que é considerado normal para o mês de Setembro e, por consequência,  temos muitas codornizes metidas logo de manhã  onde não se podem caçar.

Talvez lá para o final do mês, ou mesmo já em Outubro, comecem a haver boas chances por aqui

Hoje, no entanto,  foi dia de pôr em acção o reforço do plantel para 2019/2020, um BA de 5 anos, que irá fazer companhia à minha Inka, já com 8 anos e a braços com uma artrose crónica numa das pernas. Há, por isso, que lhe dar, justamente,  mais repouso,  e o JEEP, nome do Braco, irá, pouco a pouco, espero, assumindo a liderança.

Até às 10 horas da manhã, altura em que deixei de caçar devido às terríveis condições do terreno, desalojaram  meia dúzia de codornizes, tendo aproveitado 3 e perdendo uma abatida que caiu do lado oposto de uma das diversas e intransponíveis valas de água de  rega , ali existentes.

Como treino foi interessante ver a evolução do JEEP a arriscar-se a entrar mais destemido dentro das valas, e a confirmar a habitual valentia da Inka em desaparecer debaixo daquela vegetação escaldante e expulsar de lá as codornizes.

Na foto é visível o esforço e cansaço dos animais mas, como todos nós sabemos, os cães de caça é assim, em liberdade,  que eles são felizes, a dar tudo para agradar aos seus donos.

Um abraço amigo.