
Sonhei muitas vezes com este dia ao longo do ano.
Em Janeiro, tinha estado noutra Montaria nesse mesmo local. Apesar de ter estado numa porta de travessa passei toda a santa manhã a ouvir tiros, ... do meu lado esquerdo, do meu lado direito e em toda a mancha. No final, 24 porcos abatidos e cerca de 250 tiros jogados. Convenhamos que é obra!
Pensei comigo: “ na próxima época tenho de vir outra vez”.
E esse dia chegou: 11 de Dezembro de 2004.
Às 4H00 saí de casa em S João do Estoril , meti-me na carrinha e rumei a Mértola onde seguramente iria encontrar-me com antigos amigos das Montarias.
Lá estavam eles, o João Baioa , o Zeca , o Jorge, entre outros. Também estava presente o caro amigo Manuel Barbosa , proprietário de uma bela Zona de Caça Turística em Mértola - Santana de >Cambas onde já "virei" muitas rolas e alguns patos.
O ambiente era de grande expectativa nesta montaria. Ao pequeno almoço um bom café com leite , ovos mexidos , salpicão e um café "grosso" animaram ainda mais as hostes.
Sorteio: Porta 61. Armada (de novo ) - Que bom !
Mancha: cerca de 260 hectares, com uma ribeira a atravessá-la, em alguns sítios muito fechada.
O transporte para os postos foi feito em tractores e outros veiculos de caixa aberta - em silencio como mandam as regras.
Chegado à porta , depois de uma boa caminhada , ponho a carabina no chão , largo a mochila e - inundado em suor- dispo o capote alentejano. Retiro a carabina da funda e abro a mochila para retirar as munições. Fiquei petrificado. Depois de muito procurar cheguei a uma terrível conclusão: havia deixado as balas na carrinha, no local da concentração.
Tem calma Sérgio , pensa no que hás-de fazer. Deslocar-me á porta ao lado e pedir balas ? Não vale a pena , vou desestabilizar a Montaria e a hipótese de encontrar um caçador que tenha 9-3-62 não é muito certa.
Ir-me embora ? Também não. Nada a fazer! Resta-me esperar até ao fim.
"Armei" a minha câmara Fujitsu de 6,1 megapixels e dediquei-me à caça... fotográfica!
Neste dia , entraram na minha porta 3 porcos , um deles navalheiro ( abatido depois na porta ao lado ).
Todos eles entraram em terreno limpo como se pode comprovar pela fotografia tirada.
Finalizada a Montaria, regressei à Vila. O sonho de um ano tinha-se esfumado por um pequeno erro de logìstica.
Quadro final : 18 porcos.
Apesar do percalço, as Montarias desta Zona de Caça continuam a ser excelentes, como depois se veio a comprovar pela Montaria seguinte em Janeiro 2005 , com 44 ( quarenta e quatro ) porcos abatidos ( 2 meus ) . Parabéns aos Organizadores. Excelente ZC.
Este ano, com sorte, lá estarei de novo.