domingo, junho 26, 2005

Javalis em Corte do Pinto


9 OUTUBRO 2004
Tínhamos escolhido um fim de semana inteiro de caça com a Família.
No sábado 9 de Outubro montaria em Corte do Pinto e, no dia seguinte, uma de perdizes na Serra de Serpa.
Na sexta-feira, depois do trabalho, saímos de Lisboa ao final da tarde e seguimos para Serpa onde iríamos ficar durante todo o fim de semana na bela Pensão Serpínia, logo à entrada da cidade.
Nos carros seguia a família toda, incluindo filhos, com a excitação normal destas ocasiões.
Jantámos pelo caminho e pelas 11 horas da noite chegávamos à Pensão,a Serpa.
Tratámos dos cães que ficariam nessa noite no reboque e, rapidamente, deitámo-nos, para dormir ainda algumas horas já que no dia seguinte teríamos de nos levantar , tomar o pequeno almoço e rumar para zona de Minas de S Domingos em Mértola.
Acordámos bem cedo, desengatámos o reboque que ficaria na pensão e "pusémo-nos" ao caminho.
Belo dia de Outono, cheio de sol, o ideal para uma Montaria.
No Corte do Pinto, no local do encontro, já se grelhavam febras e chouriço alentejano,em grandes grelhadores ao ar livre.
Completada a inscrição e restante pagamento das portas, chegou a hora do sorteio ,cabendo-me a porta 23.
Pelas 11 horas da manhã, entrámos em camionetas que diziam " Transporte de Gado Vivo" e lá fomos aos solavancos,agarrados como podíamos, no meio do incessante pó da estrada, para a mancha , com cerca de 200 hectares , onde podíamos, também, atirar aos veados.
A porta ficava situada no cimo de um cabeço, em cima de umas pedras altas,tendo pela frente uma ribeira que passava num pequeno vale e muita esteva pela frente , numa bela chapada com cerca de 200 metros de largura. Muito boa para carabina. Porco que passasse pela frente levaria à vontade pelo menos 3 tiros.
Cerca de 30 minutos mais tarde, os matilheiros entraram ao local.
Pela nossa direita, a cerca de 30 metros, do lado da chapada que ficava aos meus pés, as matilhas levantam uma vara de 4 porcos , mãe e 3 filhos já quase adultos.
A porca, esperta, baixa ao vale e desapareceu por completo, nem cães , nem matilheiros nem caçadores jamais a viram. Fiquei muito tempo a pensar naquilo , como era possível tal acontecer? Um animal daquela tamanho ?
Os filhos, esses, subiram a chapada e passaram por mim correndo desalmadamente entre as estevas, a cerca de 5 metros.
Apontei a um, com a dificuldade inerente à utilização de binóculo em tais circunstancias e premi o gatilho. Senti a frustração de carregar com força no gatilho e nada acontecer. Tinha deixado a BRNO em segurança, esquecendo-me por completo de a desengatilhar. Entre o corrigir a situação e tentar ainda o lance passou demasiado tempo. Os porcos tinham sumido.
Bolas ! Isto é imperdoável. Não se vem a uma montaria e esquecemo-nos de tirar a arma do seguro. Irritado, sentei-me desanimado de cabeça baixa.
"Mira hombre por que no has tirado ?" gritou longe o matilheiro que era espanhol. Lá lhe expliquei como pude e acenou com a cabeça como se estivesse a pensar: "é pá este gajo deve ser maçarico !!"
Bom, restava-me aguardar pelo fim da montaria e fiquei sentado a pensar que, não tendo aproveitado aquela oportunidade única, a montaria estava feita.
Cerca de 1 hora mais tarde, regressavam os matilheiros, debaixo de um sol escaldante e foram passar exactamente pelo mesmo local onde me encontrava desde manhã. Nem me levantei, limitando-me a observar, pensando que nada mais haveria por ali.
Quando passaram a meia encosta, também do meu lado, um grande alarido dos cães fez-me dar um salto, de arma aperrada. Um Javardo, grande , arrancava pelo meu lado direito ( era o pai) indo passar de través mesmo em frente às outras portas. Levou diversos tiros, uns atrasados, outros por cima, outros por baixo, muito pó,fugiu sempre e saltou para o lado de lá da encosta, correndo ainda chapada acima. Já no final quando já prestes a desaparecer, um tiro de carabina muito bem colocado por outro monteiro, fê-lo virar-se, perdendo lentamente o equilíbrio, caindo morto encosta abaixo.
Os cães tinham passado lá de manhã. Tinham levantado a mãe e os filhos. O pai, no meio da enorme confusão, ficou matreiro deitado no mato e tudo passou por ali sem que o porco fosse visto, sentido ou levantado.
Só no regresso é que, desinquieto e nervoso e finalmente descoberto resolveu tentar escapar.
Mais uma lição nestas lides das montarias.
Regressámos ao monte , e, embora o almoço fosse constituído por um dos meus pratos favoritos, um belo bacalhau cozido com todos, regressámos a Serpa, famintos, onde as mulheres e os filhos já nos esperavam há bastante tempo para almoço.
No dia seguinte haveria perdizes de salto. Que melhor programa de fim de semana se pode ter?
Um abraço
Nota: Mais tarde soube os resultados finais da montaria: 8 Javalis e 2 veados. Até para o ano.