domingo, maio 29, 2005

2004 - 07 de Novembro


Tinha sido sorteado com uma caçada às perdizes numa Zona de Caça Municipal na região de Reguengos.

A acompanhar-me, no sorteio, esteve também o meu cunhado Manel.

Alguns telefonemas prévios para o responsável da zona de caça davam-me a entender que se tratava de uma boa herdade para a caça geral !

Foi, por isso, com muita expectativa, que na madrugada deste dia arrumámos as armas na carrinha , atrelámos o reboque com os perdigueiros e rumámos direitos a Reguengos de Monsaraz, para a Vendinha.

Às 7h da manhã , com muito frio, estacionámos na praça central da Vendinha e aguardámos a chegada dos restantes caçadores.

A Organização, liderada pelo Sr António Janeiro, esteve irrepreensível em todos os aspectos. Não só no Sorteio das linhas, mas também e sobretudo na mensagem de rigor e disciplina que deixaram aos caçadores que iriam caçar nesse dia.

Como tinha chovido muito na véspera, o Sr António Janeiro recomendou que fôssemos com ele no 4x4 e deu-nos boleia para a Herdade. Pelo caminho um Jeep mais incauto atascou-se em profundos socalcos de lama que marcavam o trajecto tendo de ser rebocado, atrasando um pouco o início da caçada.

Chegados ao local e dirigidas as últimas palavras e recomendações aos caçadores, foi feito o sorteio pelo método do cartucho, ficando, no entanto, as pontas da Linha destinadas a caçadores locais da organização já que os restantes não conheciam os terrenos onde se iria caçar.

O dia esteve muito bom. Frio e muito Sol são, quanto a mim, os melhores ingredientes para caçar à perdiz e à lebre.

A Herdade, toda ela é composta por longas planícies de pastos e algumas linhas de água e por uma parte significativa de montado e vinha, de relevo mais acentuado.

Logo de início 1 ou 2 lebres deixaram a “malta” com água na boca fugindo ao longe no meio dos pastos, sem deixar a mínima hipótese.

O meu cunhado Manuel depois de atravessar uma ribeira ( linha de água ) e subindo um cabeço com o sol pela frente, tropeçou com uma lebre que, descoberta, arrancou rápido para trás, direita à ribeira. Beneli ao ombro e, ao segundo disparo, vejo a lebre dar uma cambalhota tocada de morte. O Bugy, o seu perdigueiro português, já velhinho, abocanhou e rapidamente levou ao dono. Pendurado o animal, retomou a caçada.

Da minha parte já ia a pensar estar em dia não. Pelas 9h30 ainda nada tinha visto e a minha pointer também nada “tirava” daqueles pastos.

Cerca de 1 Km mais à frente aguardámos um pouco pelo enrolar da Linha pelo lado esquerdo.

Atravessámos uma cerca e, logo, dentro de pastos bem altos, a Gabi , com a brisa bem de frente, estaca em linda paragem. À medida que chego mais perto, a cadela apercebe-se e inicia a guia – aproximação, àquilo que eu pensava serem codornizes. Barriga quase a roçar o chão , a pointer avança cerca de 30-40 metros e aí pára definitivamente em espectacular atitude de felino.

Sentindo-se descoberta, arranca velozmente uma perdiz , a qual encaro calmamente com a Bereta , jogando-lhe 2 tiros. Ao segundo a perdiz leva chumbo e segue de asa aberta para poisar lá bem ao longe, tive mesmo alguma dificuldade em ver onde havia pousado.

A vontade era ir de imediato no seu encalço. No entanto, fazendo-o, iria colocar-me à frente da linha de caçadores pelo que decidi esperar pelo enrolar da linha. Estes 5/6 minutos de espera enervante, fizeram-me perder a perdiz já que, quando cheguei ao local onde ela pousou , nunca mais a vi , nem eu nem a Gabi ( nem sinal dela deu ).

Pelo caminho, os restantes confrades iam mais ou menos fazendo o gosto ao dedo, sobretudo com as lebres e as codornizes que havia em abundância.

No regresso atacámos o montado. O Manel , pela minha direita, arranca-me com um bando de 10 a 12 perdizes que me passam pela frente e de través, para o meu lado esquerdo, a uns 20 metros para lá de uma cerca . Dois tiros e , do bando, vejo uma a enrolar no ar e cair como um fardo no chão. A pointer, já muito matreira nestes lances, atravessa o aramado e vai cobrar a perdiz. Tratava-se de um macho com esporões.

Logo de seguida, da ponta esquerda da linha oiço 2 tiros. Vejo uma lebre a correr desalmadamente direito a mim, pelo meio dos juncos de uma ribeira, com as orelhas bem pregadas ao lombo. Corro direito à ribeira e páro. Sabia que ela iria passar por ali. Não tinha outro caminho.

Mas não passou. Que raio ? Dou mais meia dúzia de passos e digo à pointer para buscar: Busca Gabi !

Mais um ou dois minutos. Nada. De repente vejo a cadela marrada junto a um tufo de juncos. O coração parece que me quer saltar do peito. Que emoção.

Aí vai ela ! Arranca forte e depois de correr 15 a 20 metros prego-a no chão com chumbo 7.

A cadela faz o cobro e vejo que se trata de um lindo animal. Era daquelas lebres , uma fêmea, que têm o pelo com um castanho um pouco mais escuro ou mesmo ruivo.

Penduro-a com emoção e rapidamente junto-me à linha.

Mais uma vez vejo a pointer a dar-me sinal de perdizes. Esquartejava rapidamente um cabeço, com a cauda a abanar muito rápido e isso eu sabia que era sinal muito fresco de perdizes.

Nem mais. A cerca de 25/30 metros vejo nascer uma perdiz do chão, arrancando atravessada , com aquele cacarejar típico que me deixa sempre com o coração na boca. Encaro a escopeta e logo ao primeiro disparo derrubo-a no ar caindo bem redonda.

Gabi , dá ! Nem preciso de lhe dizer. É rara já a perdiz que salta, seja de onde for, que este animal não se aperceba dela. Alguns segundos mais tarde, regressa orgulhosa com a perdiz na boca.

No caminho de regresso mais tiros se ouvem e as perdizes e as lebres lá vão caindo, à mistura com algumas codornizes que, embora já com a época avançada, existem ali com muita abundancia.

Cerca das 13 horas chegávamos aos carros depois de termos percorrido seguramente alguns 10 Kms. As Herdades desta ZC são pouco acidentadas, pelo que, caçando em linha, fazem-se muitos kilómetros.

Apurado o saldo da caçada e feita a distribuição, que a todos agradou já que quase todos os confrades levaram caça nos limites máximos, regressámos á Vendinha.

Pelo caminho atravessámos o “livre” onde diversos caçadores calcorreavam os terrenos para a frente e para trás ( quantas vezes por dia ? ) sem grande proveito já que estes terrenos estão, como toda a gente sabe ( sobretudo nesta altura da época ) completamente esvaziados de caça.

Despedimo-nos com amizade do Sr António Janeiro. Será que em 2005 regressamos ? Vamos ver, a esperança morre em último lugar.