domingo, setembro 18, 2005

Patos à noite - cada vez mais uma paixão.


17-09-2005
FOTO 1 - A meio da manhã

Quinta-feira , 15 de Setembro. Recebi uma chamada do gestor desta Zona de Caça dizendo-me se queria tentar caçar uns patos à noite. Que tinha 2 açudes e que os patos iam lá todas as noites comer.
Para não ir só á noite combinaríamos passar o dia na Herdade caçando de manhã umas codornizes ( bravas e de cativeiro ) , almoçando e depois faríamos a espera aos patos. Concordei. Primeiro porque este ano ainda não tinha posto a minha pointer na caça. Passar uma manhã às codornizes ir-lhe-ia fazer concerteza muito bem, para recuperar a forma e enfrentar a nova época de caça que se avizinha. E em segundo lugar porque patos bravos à noite e em lua-cheia , é sempre uma aventura a que não conseguimos dizer não.

Às 4h30 da manhã acordo com o despertador , tomo um duche, preparo-me , ponho a Gabi - louca de alegria , já sabia para onde ia - dentro da mala do carro e aí vou eu direito a Vila Fernando - Elvas.
Das 8 da manhã às 12h30 ( o dia estava bem fresco ) andámos com os cães em planície de restolho de trigo e sorgo cortado. Só havia meia duzia de codornizes bravas sendo as restantes de cativeiro, mas , ainda, assim, para o meu propósito, treinar o cão, recuperá-lo físicamente e dar uns bons tiros, serviu perfeitamente.

À uma da tarde já o cheirinho da linguiça , morcela e entrecosto a grelhar inundava os ares. Deus meu, que apetite, na caça e em contacto com o campo, a vontade de comer duplica ou triplica. Ali estivémos um pouco à conversa e, mais tarde, aproveitei para dormir um pouco, que a noite tinha sido curta.