terça-feira, fevereiro 19, 2008

Época 07/08 - último dia de caça















Tordos em ZCT / Brinches

Um belo fim-de-semana passado em Serpa, com os meus 2 cunhados.
Almoço no "Arrozinho de Feijão" com os amigos de Serpa. Jantar na residencial limitado a uma magnífica tosta feita pela D Teresa e uma infusão de ervas de camomila e tília para melhor dormir.
No 1º dia estivémos na Herdade da Pantufa com boas entradas de tordos e no segundo dia fomos caçar para uma Turística nos arredores de Brinches ( à att amigo Isaías Piçarra ). Com o tiroteio ( aqui o termo utilizado pelos caçadores locais é "com a estouraria") que se fez sentir nos olivais à volta de Brinches ( penso que são Municipais) os tordos atravessavam o montado e vinham fugidos para o nosso olival.
O Zé S. na porta à minha esquerda atirava certeiro com GB de 30 gr / chumbo 7,5 e até fez "dobles" aos tordos. Do meu lado comecei mal a caçada ( diversos falhanços) e já não consegui recuperar a concentração, fazendo uma percha de cerca de 16.
Na fotografia vê-se o resultado mas... dos 2 dias !
Tive o grato prazer de ter visto o que nunca tinha observado em 32 anos de caça.. à luz do dia. Íamos de regresso para Serpa no Range Rover do Zé S. quando de repente vimos, dentro da ceara, a uns 200/250 metros, 5 lebres machos em parada nupcial a cortejar uma única fêmea. Entrámos com o Jeep dentro da seara e chegámos até cerca de 30 metros dos animais. Os machos estavam tão cegos de paixão pela fêmea que pouco nos ligaram, nem sequer fugiam e acabámos por assistir a um dos machos cobrir a fêmea. Simplesmente espectacular.
Posted by Picasa