segunda-feira, novembro 16, 2009

À antiga Portuguesa

Serpa 15-11-2009
Vento sul, bem forte, quase de rajada e a puxar as chuvas. Mesmo assim, não choveu.

A caçada de salto começou com o vento pelas costas, a ajudar-nos a percorrer os alqueives. As perdizes levantavam longe e as lebres, invejosas, não se ficavam atrás.

O caminho que percorremos, se estivesse sol e sem vento, teríamos feito... um "caçadão".

Mas com o vento que se fez sentir, as vermelhudas cruzavam as linhas e entravam às portas e às linhas como que a dizer-nos que aviões a jacto talvez não fizessem melhor. Fez-me relembrar velhos tempos, muito distantes, quando caçava no livre, com total liberdade, à antiga portuguesa, em que as mais bravias perdizes se punham nas asas lá ao longe e que, quando nos conseguíamos "cruzar" com elas obrigavam-nos sempre a reflexos muito rápidos no tiro e pontaria bem afinada, isto se queríamos ter algum êxito e pendurar meia dúzia delas.

Da minha parte, em mais um dia azarado, em que fui na qualidade de convidado, um autentico desastre, falhei diversas, bastantes mesmo, segundo o Zé S. com descontos muito adiantados.

Mas a manhã foi um verdadeiro divertimento. Como eu gosto, muitos tiros, muitos gritos, lebres paradas pelos cães, bem esticadas, a galope, algumas com 3 tiros atrás e iam-se embora, outras não evitando as fatais cambalhotas, algumas perdizes bem "despegadas" lá do alto, perdigueiros com bons cobros.

Um gosto de se ver.

Ao todo ( desta vez vou dizer ) 31 espingardas "renderam" , se a memória não me falha muito, 87 perdizes e 56 lebres.

Da minha parte o resultado foi o que se pode ver na foto.

Ao almoço, leitão bem assado no forno, tostadinho, acompanhado com vinho espumante branco trazido ( como sempre ) pelo Zé S. que arranja estas pingas fora de série lá para o Norte, salada de tomate e batata frita. Um aniversariante ajudou à festa ( que conte muitos ) com bolo e parabéns à mistura. A gente perde-se mesmo por ali....! Claro está que esta semana terá de ser inteiramente passada com dieta a rigor.

Local: Zona de Caça Associativa da Vendinha.

Para a semana que vem, no sábado, temos uma de coelhos em Mértola. A ver vamos. Fica o convite. Venham aqui ver.

Abraço amigo.