sábado, setembro 03, 2011

Já eram !





























20/08/2011
Todos os anos vivemos na ilusão de nos podermos divertir com uma boa abertura às rolas.

A caça, por si só, é apelativa e bonita, chamada de verão, com manhãs frescas e, de seguida, com temperaturas geralmente muito mais elevadas. Mas aquelas 2 ou 3 horas iniciais da manhã, mais frescas, levam muita gente a percorrer centenas de Km, durante a madrugada, para os campos deste nosso País, esperando sempre algum dia de sorte que lhe permita pendurar meia dúzia de exemplares.

Por mim, este ano, talvez tenha desistido de vez deste tipo de caça em Portugal.

E isto porquê ? - de ano para ano é visível que são cada menos os efectivos de rola comum que nos visitam e nidificam em Portugal.

Eu sou dos que acreditam incondicionalmente que a espécie não está em decréscimo, sobretudo pelas excelentes caçadas que todos podemos observar são feitas anualmente nos Países do Norte de África.

A minha opinião é que Portugal deixou de ser, como diziam antigamente ? - " O celeiro da Europa". Agora subsidiam-nos para não semearmos, para não produzirmos nada, e o nosso País, a pouco e pouco, cada vez mais, vai sendo um imenso deserto de cereal e de outros cultivos de verão, de que as rolas tanto gostam. Não havendo, é lógico que elas só têm de alterar as suas rotas migratórias e ir nidificar onde têm à disposição comida e água abundantes, isto é, norte de áfrica ! - pelo menos para já.

Por outro lado, penso que será altura de acabar de vez com os cevadouros. Já se mataram tantos e tantos milhares de rolas nestes locais que, agora, tudo quanto se preze ser "zona de caça" tem 1 ou cevadouros para chamariz dos caçadores. Sabendo-se que a rola volta aos locais de nidificação todos os anos e acrescendo-se as autenticas hecatombes que de há muitos anos a esta parte se fizeram nos cevadouros, os resultados só poderiam ser: poucas rolas!! Muitos cevadouros por tudo o que é turístia, associativa e municipal e... poucas rolas.

Tudo isto para referir que, uma vez mais, fui fazer a minha habitual abertura às rolas, desta feita ao Torrão. Não resisti e tirei as 2 fotos acima, uma do meu sorteado e pequeno mal feito abrigo e outra do cenário de caça que tinha pela frente: pasto e mais pasto, a perder de vista. Culturas? - nenhumas !

Nas minhas traseiras, à chamada distancia regulamentar, lá estava um cevadouro de trigo e girassol visitado por centenas de rolas turcas, aquilo que já vi, num forum de caça, chamar, por sinal com muita graça, de... "problemas no ar"...

A minha captura, nesta abertura, foi de 2 rolas comuns e assisti a um autentico desfilar de centenas e centenas de "problemas no ar" ( acho que nunca vi tantas) que me deixou de boca aberta e pensativo sobre qual, afinal, é que se deveria abrir a caça às rolas em Portugal: à comum ou à turca ?

Para Portugal penso que me chega. Marrocos será certamente o meu destino no próximo ano. Até lá tenho mais de 10 meses para tudo preparar cuidadosamente, pois a abertura por lá começa em Junho ( os feriados do mês são óptimos para isto)

Um abraço amigo