domingo, janeiro 08, 2012

Irresistível apelo









































Irresistível apelo a uma última caçada à Patiroja em 2011.

Zona: Mértola
ZCT Moinho de Vento
5.000 hectares

Resultado:
9 espingardas
40 perdizes
2 lebres
7 coelhos

Por convite do meu amigo G. fizémos uma grande manhã de caça nesta vastíssima Herdade do Concelho de Mértola.

Os resultados de lebres e coelhos parecem aqui desproporcionados em relação aos das perdizes abatidas. A razão foi muito simples: o Gestor da caça não quis privar ninguém de, querendo, levarem um coelhinho ou uma lebre. Porque o que também não falta para lá é coelhos e lebres. Os perdigueiros que o digam pois não foram raras as vezes que se "marravam" com um coelho ou uma lebre e o dono deixava-a ir.

Recordo-me de um braco alemão que marrou um "lapin" numas estevas e que sai com o coelho em corrida por um lavrado, direitinhos a mim. O coelho parece que ia a brincar com o cão. Corria à frente dele cerca de 2 metros e o Braco já ia todo "esfalfado", a enterrar as patas nos torrões e a deitar os bofes pela boca. Quando o coelho chegou perto de mim, pressentindo-me, "disparou" autenticamente em corrida desenfreada para dentro dos matos. O cão, parecendo admirado, estacou de repente, cabeça alta, surpreendido, a olhar para o coelho em fuga, como que a querer dizer" vai lá vai, tens pedalada a mais para mim...!" e voltou a trote direito ao dono.

Estávamos lá era para lidar com as patirojas. Essa é a autêntica rainha da caça.

Abraço