segunda-feira, dezembro 28, 2015

Caçar em Mértola



















Herdade de Santa Maria
São João dos Caldeireiros

À medida que a época de caça avança rapidamente para o seu termo, é normal que os resultados e os quadros de caça sejam cada vez mais parcos, mais escassos. O contrário é que seria anormal e, infelizmente, vemos isso muitas vezes.

Nesta simpática herdade onde faço algumas boas caçadas por época, tenho muita dificuldade em bem expressar o que me atrai para estas bravias terras.

As peças de caça são de inegável e até invejosa qualidade sobretudo quando comparadas com outros coutos, quase vizinhos e onde abastada gente "caça".

A foto de paisagem que acima coloco não reflecte, de modo algum, as dificuldades, por vezes extremas com que nos deparamos nalgumas zonas da herdade, sobretudo nos projectos de pinheiros, e na caça à perdiz.

Aqui, as perdizes quando embatem no chão não soltam penas como é tão característico das perdizes de cativeiro. Os coelhos, quando desalojados pelos cães, fogem desalmadamente para as suas tocas e não são daqueles que correm por todos os lados mas não sabem onde esconder-se.

Nesta altura da época, somente algumas portas bem colocadas garantem mais abates e, portanto, a possibilidade de atingir, no final, o cupo instituído pelos donos da exploração de caça.

De salto, nesta altura da época, se derrubar  1 ou 2 destas aves já é um bom resultado. Para muitos, para aqueles que só gostam de dar tiros mas que de caçadores pouco terão, não é o local aconselhado para a prática "do salto"

Agora para aqueles que gostam do desafio de conseguir o cupo de perdizes, com o perdigueiro pela frente, como eu tanto gosto, há algo que, como acima refiro, não consigo explicar a atracção de aqui vir caçar.

Depois do dia de caça, pernoitar e jantar em Mértola, permite-nos sempre, trazer de recordação uma foto daquela localidade que, à noite mais parece um presépio iluminado.

Dia 09 de Janeiro será a última jornada na Herdade de Santa Maria.

Um abraço amigo.