sábado, dezembro 12, 2015

Não desfazendo....




















05-1-2015
Salvada - Beja


Bom, não desfazendo nalgumas zonas de caça que, seguramente, serão bem melhores que esta, as fotos acima acabam por serem bem atípicas e desenquadradas da realidade desta caçada..

Só posso ter o grato prazer de dizer que, e aqui convenhamos referir que é obra, 2 amigos ( 2 espingardas) com os seus 2 bons cães de caça ( e seguramente que haverão muitos e bem melhores cães de caça que os nossos... ) nesta zona de caça fizeram umas belas perchas cujo total alcançou, no conjunto dos 2 dias, se não me falha a memória,  11 lebres, 4 coelhos, 4 perdizes, 1 pato e 1 torcaz, ou seja 10 peças por cada espingarda no conjunto dos 2 dias, 5 por dia/caçador. Falamos de caça de salto, não em linha ...!

Isto, em Dezembro, já praticamente a caminho do final da época.

Mas ainda vou fazer mais umas contas.

É que as fotos acima foram tiradas a meio da manhã do 1º dia ! - tenho de refazer os números.

Infelizmente, o autor teve o azar de, logo no 1º dia, sábado, de manhã, contrair uma lesão no tornozelo, e, no dia seguinte, domingo, com muita tristeza minha, tive de regressar a casa pois o inchaço e as dores já eram insuportáveis.

Quer isso dizer que, não tendo tido a oportunidade de tirar uma foto final no sábado à tarde, já por manifesta incapacidade física, ainda, nesse mesmo dia, apanhámos, os dois, noutras zonas do couto mais "perdiceras" como dizem os nossos vizinhos e confrades espanhóis, ainda mais uma lebre e 4 perdizes.

Só posso adiantar que é angustiante a cadela estar a dar com os rastos das perdizes, adiantar-se logo mais rápido como é normal, e o dono "sem perna" para lhe acompanhar o andamento. Era vê-la dobrar os cabeços e, quando eu devia estar em cima dela para conseguir atirar às perdizes, não o conseguia fazer - só ouvia as aves do outro lado a levantar voo e nem sequer as via ou sabia para onde iam.

No domingo, no dia do meu regresso, sobrou  tempo, pelas 08h00 da manhã, de conseguir sair do carro, a algum custo, e captar ( última foto de baixo) o espesso e sempre misterioso manto de nevoeiro que tapava quase por completo aquelas terras.

Pois durante esse dia, o meu amigo PL e o seu inseparável 'Sado' ainda conseguiu um cupo de + 2 lebres + 2 coelhos+ 1 pato + 1 torcaz.

Assim "brincamos" por estas fantásticas terras de caça que, comparadas com muitos coutos em Mértola, onde usualmente se caça em linha, acabam por ser individualmente mais produtivas e dão muito mais "escola" aos cães..

Entramos na quadra natalícia e o tempo vai sendo agora mais para a família.

Para o ano, com os desenvolvimentos ali existentes dos projectos de rega do Alqueva, adivinho, pelo tipo de culturas e plantações previstas,  que vamos ter por aqui mais codornizes, mais lebres e, se o tempo correr de feição, mais coelhos e perdizes.

Um abraço amigo.