quinta-feira, outubro 21, 2021

Caça de salto, em Linha.


 









Mértola, 09 Outubro 2021


Boa linha de caçadores a que formámos neste lindo dia de 09 de Outubro


Apesar do calor que se previa, os caçadores não faltaram ao seu compromisso. O número de bandos e perdizes nascidas e criadas por aqui na época do defeso era motivo substancial e o entusiasmo e a alegria e boa disposição imperavam, por isso,  entre todos.


Os terrenos onde íamos caçar, já bem nossos conhecidos, apresentavam-se este ano lindíssimos para a prática da caça de salto à perdiz. Embora muito secos,  os pastos amarelados, queimados pelo impiedoso sol de verão eram muitos e fartos e bem distribuídos pela herdade. Nas zonas de montado,  os inúmeros arrifes de mato que por ali existem nos cumes faziam prever, desde logo,  que as perdizes, aos primeiros voos e nas horas de maior calor, ali se refugiassem.


Para mim, embora bem mais penoso, é mais fácil caçar a perdiz em outubros escaldantes do que nos tempos de chuva, húmidos e frios. A perdiz é mais certa em determinados sítios de refúgio, basta ir lá procurá-la, nós sabemos isso. Se houver pequenos barrancos com juncos e alguma humidade é também lá que elas se escondem das armas e dos caçadores. No inverno é mais imponderável, gostam muito das "chapadas" viradas ao sol, do cimo dos cabeços pois estão sempre em alerta mas saltam de qualquer lado se assim for preciso e necessário. 


Para a caça, o inverno é, de facto, mais justo pois dá mais defesa à caça.


Nesta caçada eu e o PL levamos os nossos 4 bracos, uns mais experientes, um ou outro sobressaem pelo seu poderoso nariz, outros melhores no cobro, uns mais cachorros outros já adultos mas, no geral, cumprem - e muito bem - as suas funções. Sem eles, as perchas seriam seguramente mais reduzidas, diz-me a experiência de 40 anos de caça a esta espécie.


No final um bonito quadro de caça, no geral. As temperaturas de verão fustigam mais as perdizes, sobretudo se os caçadores e cães conseguirem suportar a estiva típica e habitual da temporada, o que, sendo difícil, não é de todo impossível


Vamos, pois,  aguardar por um clima mais ameno


Um abraço amigo