segunda-feira, setembro 12, 2022

Abertura aos Patos em terras de Mértola

 










MÉRTOLA

10-09-2022


Com  muita pena minha não conseguimos chegar a melhor foto da captura do que a acima, pois os faróis da viatura estavam-nos apontados e foi o que se conseguiu, até porque a caçada acabou já tarde e quem nos acompanhava, gente da região, justamente queria regressar a casa.

Uma abertura muito boa. 

Para o que temos visto por este Alentejo, açude ainda com muita água, bem tratada.  Às 18 horas ( com 36 graus a marcar no carro)  já lá estávamos, já os esperávamos.

Tinha-se entretanto levantado uma brisa, quase vento,  de sudoeste,  pelo que estrategicamente fomo-nos colocar nos pontos que nos pareceram melhores face à previsível "entrada e aterragem dos patos" , usualmente contra o vento.

Qual quê (?) , não ligaram nenhuma ao vento e entravam sempre do mesmo lado,  por cima do talude da represa!

Pequenos bandos de 4, 5, 6 patos de cada vez, como mandam as boas regras para uma boa caçada no final.

O PL, como se impõe nesta prática, bando que poisasse nas águas à sua frente, fazia barulho e só ao levante atirava, com alguns dobles conseguidos.

Muitos fugiam por alguns lados do açude onde não estávamos. Outros fugiam mas passavam-me por cima. 

Da minha parte estive em noite algo desinspirada, mas não me aborreci grande coisa pois, muito em breve, teremos ali uma segunda oportunidade e o açude é extremamente "querençudo".

No final, já noite, claro,  uma das bracos esteve de serviço ao cobro dos que por lá ficaram a flutuar fora do alcance, no meio do açude.

Antes de dormir ainda fomos à aldeia mais próxima, comer umas bifanas e saciar a muita sede com 2 ou 3 imperiais, à conversa sobre os diversos problemas da caça, com alguns guardas de reservas da região.

Cedo nos retirámos pois no outro dia haveríamos de ir ainda dar uma volta às codornizes, noutro local, e regressar a Lisboa

Um abraço amigo.