terça-feira, setembro 20, 2022

Coelhos em Setembro com cão de parar

 




















Mértola

17-09-2022


Porque tínhamos visto bastantes coelhos na nossa visita da semana anterior aos patos, aceitámos o desafio de lá voltar neste dia e tentar uma jornada de salto com os nossos bracos.

Na véspera ainda fomos esperar os patos mas, atirados na dita semana anterior, só nos visitaram meia dúzia deles, ainda assim estivemos de pontaria bem afinada e conseguimos cobrar 4, todos eles Reais!

Pelas 07h30 do dia seguinte, 17/09, e depois de tomarmos o pequeno almoço ( 2 taças de vinho branco geladinho, duas bifanas e 2 cafés- só na caça tal é possível) armámos espingardas, uma dúzia de cartuchos nos bolsos, cães à solta, e começámos a caçada.

O terreno por ali é de restolhos comidos quer pelo implacável sol destes longos meses de seca quer pelas ovelhas do pastoreio, mas, nos barrancos de estevas ásperas e já ressequidas , existem muitas tocas onde os coelhos se resguardam. São longas e longas filas de estevas, praticamente paralelas umas às outras, com muita rocha, pedra solta  e xisto.

A estratégia era a de ladear essas estevas,  e os bracos lá foram dando conta do recado, procuraram o melhor que podiam os coelhos que, acossados nas camas, fugiam velozmente direitos às tocas. Havia que aproveitar esses momentos! E aproveitámos,  e bem!!

Tiros muito bonitos aos coelhos em fuga, cambalhotas e rápidos cobros dos nossos cães. A dada altura, estávamos dentro de um autêntico frenesim ! Tiros diversos, quer nos restolhos quer dentro das estevas, estes bastante mais difíceis. Claro que, também alguns falhanços. Faz parte.

Os cães, esses, estiveram muito bem, ganharam vício aos orelhudos e já não havia palmo de terra que eles quisessem deixar para trás.

No entanto, pelas 09h30 o calor chegou, terrível e em força,  e os nossos companheiros já não aguentaram mais a pedalada. Já procuravam sombra onde a houvesse. Normal, sabíamos que isso ia acontecer, o sol de verão no Alentejo e sobretudo em Mértola, manda parar tudo e todos a partir de certa hora. 

No final ainda conseguimos uma dúzia de coelhos, feito que nos deixou encantados com a a caçada. Não esperávamos números tão generosos. Correu bem, mesmo muito bem.

Agora, há que aguardar pela abertura da caça à perdiz, a nossa rainha dos campos. As patas dos cães estão praticamente calejadas, acho que se encontram já bem preparados para esses dias de grande exigência.

Um abraço amigo!!