Mértola
28 OUT 2022
Por especial convite de um bom amigo, reservámos esta sexta-feira para irmos à zona de Mértola tentar dar conta de meia dúzia de perdizes, que sabíamos que as havia !
O dia esteve algo chuvoso e cinzento durante uma boa parte da manhã pelo que ao atravessarmos as zonas densas, cobertas de giestas, acabámos por ficar com as roupas e botas tudo encharcado. Mas nós sabemos que isto faz parte da caça.
Andar molhado e não ver perdizes e sem dar um tiro não é nada fácil para o caçador.
Mas também tínhamos a confiança de termos bons cães para esta caça. Por onde entravam seria difícil deixarem caça para trás, até porque o tempo estava fresco e corria ligeira brisa, jogando a nosso favor.
E, bem dito bem certo, volvido algum tempo foi inevitável começarem a desalojar as perdizes. Uma mistura de perdizes adultas de repovoamento, de muito boa qualidade, e outras nascidas no campo
Começaram a dar mão e, pouco a pouco, os cinturões foram-se compondo. Bons voos, bons tiros, bons cobros fizeram o tempo voar até às 13 horas, hora a que terminou a nossa caçada.
Os terrenos são lindíssimos de caçar, não exatamente como na foto acima, onde ficaram os carros, mas em terrenos mais dobrados, mais tapados de vegetação, onde chegamos ao alto dos cabeços e elas saltam mais abaixo, de meia encosta, asa aberta.
De realçar que, ali, sem os cães não teríamos feito nem metade da percha... se fizéssemos !
Gostaria de lá voltar ainda este ano. Vamos ver.
Um abraço amigo.