segunda-feira, dezembro 31, 2018

Caça em fim de época.




















29-12-2018
Moreanes - Mértola


A amável convite dos proprietários da Herdade, já numa caçada de família e amigos, fomos ali realizar a última caçada da época à perdiz.

A qualidade continua a mesma, ficaram muitas para criar, mais que na passada época segundo nos referiu o dono das terras, mas as capturas, agora,  são naturalmente bem menores.  Nestes dias matam-se poucas mas os peitos bem encorpados e as patas e bicos são de cor vermelho sangue, processo natural de crescimento e amadurecimento das aves.

Os lances, esses,  nem por isso deixam de ser espectaculares, como só mesmo a caça nos pode proporcionar.

Recordo a lebre acima, bem levantada e corrida pela Inka, a cerca de 35/40 metros. Primeiro disparo e sinto que a lebre acusou o tiro. Ambas atravessam uma ligeira ribeira e correria do outro lado até desaparecerem da vista. Estranhei a Inka não regressar e começo a chamá-la , já preocupado.

O meu companheiro de linha, na  direita , avisava-me alguns minutos depois: "não se preocupe que a cadela vem com a lebre na boca". 

Mais tarde soube, ainda,  que outro confrade terá ajudado a inka a desembaraçar-se de uma aramada. Em cobro e com a lebre pendurada na boca, tentou saltar a vedação e ficou presa pelas pernas traseiras. Rapidamente, aquele amigo pousou a espingarda no solo e ajudou o animal a superar a dificuldade, soltando-a dos arames. Grande perigo estas situações. Os nossos fiéis companheiros de quatro patas são nobres e não se apercebem destes perigos.

Assim, mais uma grande alegria .

Pergunto-me: que sentido fará a caça  sem um cão de parar, se possível um bom cão pela frente?

No final, 14 espingardas, com resultado de 21 perdizes e 12 lebres.

Depois de um bom cozido de couve, um tinto do Douro, e um bom arroz doce, regressámos a Lisboa, com alguma nostalgia nas almas dado ter sido a última  nesta zona de caça, mas já a pensar na Mãe Natureza que, se Deus assim o quiser, a há-de repovoar generosamente,  naqueles mais de 3.000 hectares de terras, novamente com bons e muitos bandos de perdizes.

Perdiz vermelha é sinónimo de amor de perdição para nós os que, humildemente,  entendemos estar na classe dos verdadeiros caçadores.

Abraço amigo.