domingo, dezembro 30, 2018

Um chibato às perdizes


Terra fértil em caça.






























22-12-2018
Concelho de Mértola


A época avança inexoravelmente para o seu final e , neste dia , apanhei o primeiro chibato às perdizes.

Embora tenha visto diversas ( ao longe),  as perdizes, desta feita e para minha arrelia,  hoje nada quiseram comigo.

Valeu-me uma lebre adulta,  levantada aos meus pés, que deixei alargar e,  com  tiro certeiro, enfiada com os canos da espingarda, ficou-se estendida no esteval.

Mais tarde e já de regresso ao monte da Herdade, houve quem quisesse divertir-se um pouco numa zona com coelhos e para lá levaram alguns cães adequados a esta caça, podengos, indefinidos e outros. Limitei-me a ir atrás deles, sem nenhum intuito menos claro e a inka fez o resto.

Numa zona de estevas com semeada de centeio ao lado, a cadela deu um toque a ventos, virou-se finamente, o coelho pressentiu e rapidamente saiu em correria para dentro do "sujo". Não chegou lá.

O segundo, só conseguia ver as pernas dianteiras da inka, imobilizada, dentro do mato. O coelho, assustado, arranca, a cadela dá a estocada habitual e corre em sua perseguição. Com tiro de instinto, à zona, só me apercebi que tinha morto o coelho quando descobri que a inka levantava a cabeça, por cima das estevas, com o coelho pendurado na boca, procurando saber onde me encontrava.

Um bom e quentinho cozido de grão, com um tinto maduro da região, lá minimizaram a ferida do chibato às perdizes.

Um bom dia de caça.

Abraço amigo