terça-feira, novembro 19, 2019

Coelhos na Amareleja



Terras de coelhos por excelência
Encontro dos matilheiros, para avaliar a situação da jornada.
Matilheiro em trabalho













Quadro final de caça
































Amareleja
06-11-2019


Por especial convite de amigo meu, Matilheiro por paixão, sem arma, quer em caça menor quer em caça maior, participámos nesta caçada,  realizada em reserva da Amareleja, que confina com o Rio Ardila, sendo provavelmente uma das melhores do País neste género de caça, o coelho bravo.

No final, o número de coelhos abatidos,  já por mim era esperado, atendendo à quantidade ali existente.

O que me leva a aceitar caçar ao coelho de forma tão entusiasmante é precisamente ver o trabalho sério e apaixonado dos matilheiros e dos seus intrépidos cães, a maioria de raça indefinida mas sempre com traços muito fortes do nosso podengo português, ouvir as gritarias dos homens sempre que há levantes, as fugas desenfreadas dos orelhudos em busca de abrigo rápido, o som dos tiros, muitas das vezes sempre difíceis e a requererem especial cuidado por causa dos cães.

É sempre uma manhã de caça muito muito bonita e divertida.

No final, quer em actos de espera em cima dos morouços onde estão as tocas e para onde eles fogem, quer andando atrás dos matilheiros aguardando a fuga fortuita destes pequenos roedores, lá consegui abater 4 ou 5.

Considero que uma época inteira de caça deve merecer, sempre que haja oportunidade, pelo menos uma caçada destas aos coelhos.

Abraço amigo.