sexta-feira, dezembro 13, 2019

A evoluir na caça





















Mértola

Com uma vaga aberta nesta ZCT, não hesitámos e assumimos desde logo o compromisso da nossa presença.

Como o grupo bem sabe a qualidade das perdizes nesta zona é muito elevada pelo que a ansiedade reinou na mal dormida noite do dia anterior.

Porém, às 07h45 comparecíamos britanicamente e, depois dos preparativos usuais, retirada e montagem de armas e cartucheiras ( aqui sempre bem recheadas )  e soltos o cães, saltámos para cima de carrinha de caixa aberta e fomos transportados para a zona nascente da herdade onde começámos a caçar com o sol bem nas costas e com a brisa pela frente, como bem mandam as regras neste desporto.

O Jeep, meu braco alemão esteve muito bem nesta nova faceta um pouco antagónica à da sua vida anterior de grande  field trialer, e tem evoluído de forma fantástica na adaptação à caça.

Esteve envolvido e, a bem dizer, foi ele que, com muita distinção,  me deu a matar as 4 perdizes que consegui nesta jornada.

Já caça quase sempre dentro de tiro e denota uma obediência e carácter ímpares.

Realço a sua bivalência quer colocando o nariz ao vento quer apanhando distintamente os rastos das perdizes. O comportamento muda radicalmente em rasto e obriga-me a acelerar o passo,  para vários metros depois, sentir  e ver a perdiz a levantar ( sempre em pontos altos) permitindo o tiro certeiro, a queda da ave e o seu cobro fantasticamente alegre.

Precisa de trabalhar com mais afinco o "tirar de ferido" a aves feridas ou "de asa", mas também isso estou convencido que lá vai.

Quem o viu o quem o vê, direi, deste meu braco alemão, agora adaptado à caça verdadeira, sempre com perdiz selvagem.

A linha esteve sempre irrepreensível na sua colocação e fez levantar alguns bandos que, pouco a pouco, foram dando oportunidades a quem não as tinha tido e a quem já pendurava uma ou duas.

Um dia 5 estrelas que terminou por volta das 15horas à volta de uma mesa no monte, em almoço partilhado, com bom vinho, bons petiscos e muito boa disposição à mistura.

Abraço amigo