quinta-feira, dezembro 05, 2019

NO PAIN NO GAIN !!




























01-12-2019
Mértola - Vascão


No pain , no gain é expressão inglesa que, como bem se sabe,  significa que sem dor, sem esforço não há ganho.

Nada melhor do que esta expressão para esta caçada.

Para caçar estas perdizes, nas vertentes do Vascão, é necessário, efectivamente, dor, esforço e coragem para enfrentar aquelas íngremes ribanceiras e penhascos, barrancos profundos onde, lá em baixo, para seguir em frente, por vezes é necessário espingarda ao alto e empurrar o mato com as pernas. Depois, subir de novo, a 45 graus, sempre em condições difíceis. O suor no rosto, escorre em bica. Penoso sim, mas recompensador, quando consegues um disparo que faça tombar uma destas aves. Seja lá para onde for que ela caia.

Quando a procuras, com a ajuda do teu cão, a adrenalina sobe. Por vezes,  quando tens de descer uma ou duas centenas de metros, escondido pelos matos e demoras 10 ou 15 minutos para cobrar a ave, quando a vês na boca do teu ajudante ou quando a vês, cheia de colorido,  escondida mas morta  no chão, dentro do mato, não há descrição possível para esta fabulosa sensação.

Grupo valoroso, com um atirador de  porta para quem já não tem condição física para estas andanças, atacámos estes terrenos com 3 valiosos mochileiros, conhecedores daqueles barrancos desde praticamente crianças. Não fossem estes "jovens" e a caçada estaria comprometida. Mas,  garantiram-nos os melhores!.

Nestes terrenos, a fuga das perdizes faz-se na maioria das vezes para os vales ou para a frente.

Para a frente raras vezes dão tiro, mas quando fogem lá para baixo por vezes cruzam uma ou duas espingardas da linha.

É quando se vêm e desfrutam aqueles tiros fabulosos, perfeitos, abater estas aves selvagens  em alta velocidade, muitas vezes com o caçador em desequilíbrio no terreno e dificultando o tiro, resulta em lances inolvidáveis, jamais nos sairão da nossa memória.

No meu lado esquerdo ( ponta da linha ) o JF e do meu lado direito o PL.

O JF lá ia, com a sua habitual e tremenda pontaria,  sempre lá pelos vales, fazendo o gosto ao dedo, cobrando, no final, 4 lindas aves. Mas também falhou 3!!

Do lado do PL tiro certeiro a perdiz fugida do confrade da sua direita , enrolou-se toda no ar e foi cair a uns bons 50 metros. Na busca, o meu Jeep deu uma ajuda e foi "desenterrar" a perdiz dentro e na base de um arbusto velho que mais parecia uma árvore. Não tenho uma G-Pro mas aqui seria fantástico usar uma instalada na testa para filmar tais lances.

Da minha parte, a primeira foi logo um  perdigão real com 4 pintas na cauda, 2 esporões e o terceiro já a emergir das patas. Atirada, fugida e lançada ribeira abaixo,  da minha direita para a esquerda, o F2 Classic funcionou e, logo morta no ar, foi enfiar-se dentro dumas estevas enormes a 50 metros mais abaixo. Só com a ajuda do mochileiro consegui o cobro. Estava de tal modo metida dentro do mato e de uma rocha de xisto que o cão pouco ajudou.

Ainda consegui mais duas bonitas fêmeas e, com enorme pena minha,  perdi uma F16 que "sequei" no ar em velocidade vertiginosa, mesmo por cima de mim,  e foi tombar lá em baixo nos confins dos infernos, i.e.,  dos matos. Nem com cães e ajuda dos mochileiros conseguimos encontrá-la.

No final, um taco no campo,  "à Porto" , febras de porco de cebolada, enchidos do norte, pão escuro  vinho e cerveja fresquinha.

A caçada fez-se durante a manhã, na sua maioria debaixo de chuva miudinha que teimosamente a todos encharcou, pelo que, quando o sol finalmente abriu, fomos enxugar as roupas em mais uma volta final, desta feita em terrenos muito mais direitos, fora dos barrancos.

A certeza, porém, é de que voltaremos aos barrancos, já com elas mais espertas e desconfiadas, mas ficaram lá (mesmo) muitas.

Deixo aqui, de igual forma, o meu respeito e admiração pelos nosso confrades que, nas montanhas do norte, caçam,  em solitário, a estas meninas. Fantástico.

Abraço amigo