30-09-2022
Por terras de Mértola
Um belo de um divertimento este, de poder desfrutar de uma caçadita aos coelhos com os nossos bracos ( qualquer dia já não procuram as perdizes 😉 )
Como não podia deixar de ser, nesta altura da época, foram mais ou menos 3 horas a caçar pois o calor continua e a não permitir maiores veleidades.
Na caça ao coelho deparamo-nos invariavelmente sempre com lances deveras divertidos, pois o seu levante irrequieto, rápido e astuto, nunca permitem fuga e tiro iguais.
Com cães de coelhos em matilha é uma caça relativamente arriscada sendo sempre necessário muito cuidado no tiro e oportunidade do mesmo por forma a evitar acidentes. Os números serão certamente sempre mais expressivos mas, ao podermos caçá-los com os nossos cães de parar, torna-se uma jornada relativamente mais tranquila e, na minha opinião, com uma beleza própria e especial.
Algumas lebres foram avistadas mas, prometemos a nós próprios este ano, dado que continuam a ser poucas, só proceder a disparo caso sejam paradas e/ou corridas pelos cães.
De resto, foi mais um dia muito engraçado, com bons tiros e emoção à mistura.
No café lá da vila mais próxima um branquinho da região mergulhado em gelo e umas bifanas de porco preto em pão alentejano dão sempre oportunidade a refrescar e conviver com as gentes da região e comentar os lances vividos e oportunidades futuras
Agora teremos pela frente as perdizes. Nalgumas zonas onde caçamos, muito difíceis, mas na próxima jornada andaremos em "prospecção".
Um abraço amigo