segunda-feira, outubro 15, 2018

Caça em Mértola - Dia 2


Peças capturadas por 2 espingardas.




































Moreanes
Monte do Guizo
Mértola
14-10-2018




Com as chuvas intensas que se sentiram durante a noite, nesta jornada as expectativas estavam ainda mais elevadas quando em comparação com o dia anterior.

Nada de mais errado.

Não consigo explicar o porquê.

Embora se tenha caçado noutra zona da herdade, certo é que também se viu bastante caça, mas, das três uma, ou as pontarias estavam mais desafinadas face ao esforço do dia anterior, ou as noites mais mal dormidas, ou a caça estava bastante mais áspera . Talvez as trovoadas tenham tido influência no "fenómeno".

Os resultados finais, de que não tenho foto, foram cerca de metade dos da véspera.

Realço, no entanto, em lance particular, e com êxito, belíssima paragem em ângulo recto da minha cadela Inka, a lebre acamada junto a um muro em ruínas que ali a protegia dos ventos fortes e frios que sopravam de noroeste. O sol incidia-lhe em cima, certamente aquecendo-a,  e consegui quase tranquilamente observar e ver a lebre "amagada", com os olhos ambos bem abertos, orelhas sobre o dorso, certamente a fitar a cadela ( segundo dizem os entendidos, nestes casos elas olham é para os cães e não para o caçador).

Realço, ainda, tiro frontal com êxito a perdiz macho fugida da linha ( eu estava a fazer ponta de enrolo na direita)  embalada por trás com o vento forte e a 20/30 metros de altura.

Finalmente, numa ribeira coberta de juncos, oculto mas à minha frente, o arranque brutal de um "barrasco" de (certamente) mais de 100 Kg. Tive-lhe a cabeça a menos de 10 metros dos canos da Beretta mas, dado que desconhecia se podia atirar, o enorme bicho fugiu, pujante e demolidor. Só depois dos gritos de um dos mochileiros é que me apercebi que tinha mesmo é que atirar. Dois tiros ainda, mas...nada feito. O desânimo estava estampado no rosto do gestor de caça, dado que aparentemente é bicho que tem dado por ali muita luta para ser apanhado e não deixa.


Após reconfortante almoço, arrumámos a bagagem no carro e feitas as despedidas, voltámos a Lisboa, deixando o Monte  já com as saudades e nostalgia próprias de 2 dias muito, muito bem passados.

Abraço amigo