segunda-feira, novembro 05, 2018

Às perdizes e codornizes












Blitz em ponto.

Inka em ponto e Blitz em patron.







































Herdade do Vale das Cascas - Serpa ( às perdizes)
Herdade dos Peixotos - Serpa ( às codornizes)
03-11-2018



Gentilmente convidados pelo Gestor Cinegético da Herdade das Cascas, comparecemos sábado dia 03 Novembro e juntámo-nos ao grupo de sócios, para jornada de caça de salto à geral na sua reserva.

A Herdade das Cascas situa-se em Serpa, tem pouco mais de 500 hectares e as espécies existentes são autóctones, sem repovoamentos.

Orografia com declives bem pronunciados, com bastante água e comida, tem uns belos bandos de perdizes, muito difíceis de "darem orelha" atendendo à sua bravura. Excelente pedaço de terra que alberga umas belíssimas e variadas peças de caça. Há de tudo. Uma pérola por ali escondida.

São caçadas ligeiras mas responsáveis, que permitem sempre avistar caça variada, perdiz, lebre e coelho ( torcazes também há por ali em bom número).

Recordo, perdiz levantada pela Inka no cimo dum cabeço, a saltar-lhe às patas, e que passou de asa aberta por cima de mim, entre 3 ou 4 azinheiras. Bem que seria possível ter caído, com um tiro mais ou menos de chofre, mas a azelhice prevaleceu e foi-se embora com 3 tiros.

Recordo, ainda, belíssima paragem da Inka a perdiz amagada num vale, perto dum açude, também por mim falhada com 2 tiros. Incrédulo, mal dizia da minha vida por tão gigante falhanço. Perto de mim, um caçador que também lá caçava e a tudo assistia, dizia-me: "repare, olhe que ainda este ano não tinha visto uma paragem aqui às perdizes, por mim, quando vi a sua cadela marrada, sempre julguei que seria lebre ou coelho que por ali estivesse "amagado".

Neste dia, não havia almoço no Monte, pelo que agradecendo no final a caçada, despedimo-nos, com amizade, e fomos directos aos Peixotos, para acabar o dia às codornizes.

Aí, e depois de um taco ligeiro no campo, novo festival de paragens pela Inka e Blitz, da minha parte recordo 2 dobles e perdi as 4,  tal a altura dos pastos, o que me deixou completamente enervado com o assunto e remeter-me a atirar somente a uma de cada vez.

Uma hora e meia de caça até ao por-do-sol e fizemos 13 codornizes e não exagero se afirmar que pelo menos mais umas 20 foram-se embora.

A regressar muito em breve, para aproveitar as colheitas já quase finalizadas dos milhos.

Um abraço amigo.