domingo, novembro 04, 2018

De novo em Mértola ... pelas perdizes!


27-10-2018











28-10-2018



















Outubro 2018
Moreanes


Fim de semana com chuvadas fortes a cair nos dias anteriores, é sempre bom prenuncio de óptimas condições para a prática da caça de salto à perdiz, neste caso em linha.

O sábado nasceu  cinzento, tímido e frio,   mas rapidamente o sol começou a perfurar o aglomerado compacto de nuvens e, intrépido, apareceu com alguma generosidade, dando colorido a todas aquelas vastas paisagens de caça, prolongando-se, também, no dia seguinte.

As perdizes, essas, já vão tendo pouco a ver  com as que defrontámos nos primeiros dias de Outubro, aquelas criações do ano, quase a saltarem aos nossos pés, inocentes, a deixarem-se parar pelos cães, proporcionando belíssimos lances de caça.

Pois, é que agora,  as que já foram caçadas, já nos vêem ao longe e sabem exactamente ao que vamos, pelo que mantêm-se em constante alerta a observar atentamente os nossos movimentos e,  sobretudo,  o local onde cada um segue com arma e cão pela frente. A fuga é feita usualmente pela frente da linha, em 1, 2 ou mais voos,  mas, não raras vezes, se 2 ou mais caçadores se aproximam demasiado afastados uns dos outros, criando abertas, a sua fuga é exactamente para trás, através destas aberturas,  em voos poderosos e longos, a perder de vista, deixando os caçadores praticamente à beira de um ataque de nervos.

Isto é, continuam a ver-se muitos bandos, o que nos agrada sobremaneira, mas, no entanto,  as capturas já vão sendo menos fáceis e um pouco mais  reduzidas,  atendendo à esperteza e sagacidade destas aves.

As lebres, essas, com as chuvas e com o frio a dominarem, por agora, estes dias, começam a abandonar as grandes extensões de barros e olivais e, em jeito compensatório,  já aparecem por aqui em maior número, dando oportunidade aos cães de as descobrirem acamadas, quase sempre em locais abrigados do vento frio e expostos ao sol. É só procurá-las desta forma e, não tarda, se o nosso cão corresponder,  for de bom nariz e aguentar bem a paragem, dará boa oportunidade ao caçador de a levantar, deixá-la correr 20 ou 25 metros, disparar com tiro certeiro e assistir a um bom cobro, quanto a mim dos mais belos de se ver.

Coloco sempre o sucesso neste tipo de caçadas à perdiz numa boa organização da linha, já que caça, felizmente, por aqui não falta e todos terão as suas oportunidades .

Um abraço amigo.