quinta-feira, novembro 29, 2018

Um golpe de mão.



















Serpa 25-11-2018
Uma caçadinha de salto à perdiz

  
Uma pequena brincadeira de salto, com 4 espingardas que se tornou deveras agradável.

As lebres, como previsível, apareceram nas ribeiras e matos, resguardadas do frio e chuvadas do dia anterior e a indiscutível qualidade das perdizes ajudou, também,  ao divertimento,  com 4 aves capturadas.

Recordo trabalho da Inka sobre bando de perdizes descobertas a ventos e guiadas desde bastante longe, mas, com o apito de coleira, lá fui refreando o avanço da cadela que, de cabeça sempre bem levantada e ao vento,  esperava ( um pouco). Cerca de 60/70 metros de guia, abordagem de um cabeço pouco pronunciado e...lá estavam elas, do outro lado, cerca de 8 ou 10 a levantarem, bonitas mas largas.

Destaco uma e disparo sem êxito. Logo ali, no entanto, arranca uma quase aos meus pés, a 5 ou 10 metros, indiciador de este ano ainda ali não se ter caçado à perdiz.Tiro pelas costas, queda, e cobro imediato da Inka, sem mágoa.

A outra, levantou-se aos cães do P.L. e, por cima das azinheiras, voou, bravíssima, por cima da copa das azinheiras, escondendo.se do R.E. e abrindo as asas, em grande velocidade, mesmo por cima de mim, já em revoada. Um tiro certeiro, secou-a no ar e caiu bela, com estrondo, permitindo à Inka um cobro à vista e fácil.

Belíssimos lances.

Ficarão, agora, por ali, a criar bem, e se Deus quiser, para a próxima época de caça lá estaremos.

Abraço amigo.