quinta-feira, outubro 03, 2019

2019 - Abertura da Caça à Perdiz

















Mértola, 02 Outubro 2019



À primeira impressão as criações de perdiz terão sido este ano  menos favoráveis quando   comparados os efectivos , com a época passada.

Atendendo à grande dimensão desta reserva, não podemos , desde já, comprovar este facto. Deveremos, assim,  aguardar por mais algumas jornadas para termos melhores certezas.

Todavia, nas populações de lebres, vítimas, como é do conhecimento geral, do fenómeno da  mixomatose, foram avistadas claramente em muito menor número.

Ainda assim, arriscou-se a Abertura neste dia 2 de Outubro e, com uma linha bem articulada de 5  caçadores e 3  portas sempre bem colocadas no terreno, conseguimos no todo resultados interessantes, apesar das temperaturas ainda muito elevadas, e, sobretudo,  a secura e dureza extremas das terras alentejanas, onde, pelo ruído que as nossas próprias passadas causam,  não só os bandos de perdizes levantavam muito fora de tiro, como também deu-nos cabo das pernas e tornozelos, levando-nos a  cansaço extremo.

A comprová-lo, o facto de terem sido as portas, as mais eficazes no que se refere aos abates.

Nesta abertura, estando a minha BA Inka em pleno cio, decidi levar o novo reforço, o JEEP, na foto,  e pô-lo à prova com perdiz do campo pela frente.

As minhas expectativas, quanto ao cão, foram superadas nas 3 vertentes que quis analisar mais em detalhe:
  • a resistência ao calor;
  • a performance do nariz;
  • a eficácia do cobro.
Faltar-lhe-á ainda a matreirice da busca, o que é perfeitamente normal,  mas os indícios foram deveras muito positivos. Quero vê-lo mais tarde, no adiantado da época de caça,  para melhor me poder pronunciar.

Abraço amigo