segunda-feira, outubro 28, 2019

Um regresso em grande

O maravilhoso final do entardecer  em terras de Mértola.

Herdade onde decorreu a caçada.


Grupo de caçadores

Quadro final das peças cobradas.















Em terras de Mértola
Uma boa caçada à perdiz


Durante o período do defeso fui, aos poucos,  sendo amavelmente informado acerca da evolução das criações de perdiz vermelha nesta Herdade que tem o condão especial de albergar belíssimas aves em termos de porte e bravura, quando atingem o seu estado de adultas.

Não sei explicar bem o porquê mas Santa Maria, nos termos atrás  indicados sobre as suas perdizes, destaca-se, na minha humilde opinião, pelo menos no que conheço de algumas outras reservas.

O dia lindo que se fez sentir, a abordagem ao terreno, a disciplina no cumprimento das instruções dadas à linha  que se montou e a colocação cirúrgica de 2 ou 3 portas durante a caçada, com a mestria de quem muito bem conhece aquelas terras, permitiu obter o quadro final da foto acima.

Pessoalmente, por razões que se prendem com os meus fieis amigos de 4 patas, estive numa dessas portas, pelo que assisti a espectaculares voos de bandos em fuga pelas encostas abaixo e fabulosos tiros em que, uma a uma , se desprendiam lá do alto e caíam estrondosamente terras e matos adentro.

No final, a satisfação era evidente por parte do nosso grupo e culminámos a comentar as peripécias da manhã, à volta de uma mesa, em Almodôvar,  num saboroso ensopado de borrego, regado com os bons tintos da região.

Um abraço amigo e até breve, na certeza porém de que, na próxima, seguramente irei " de salto" com os cães pela frente.