segunda-feira, outubro 21, 2019

Feita à maneira ! Uma caçada de salto à perdiz.




























Conceição
Messejana
17-10-2019




Decisão muito acertada, esta que eu tomei relativamente a esta Reserva.

Não só pela qualidade da caça ali existente mas também pelos experientes companheiros que integraram a linha e que muito bem demonstraram saberem o que ali tinham ido fazer, no que se refere às técnicas e arte de caçar à perdiz em linha.

Belíssimo!.

Embora com o dia algo cinzento, e,  falo por mim, acho estes dias sempre pouco propícios  no que se refere ao tiro a estas rainhas dos nossos campos.

Ainda sem nascer o dia, dentro do monte,   sobre carta topográfica dos terrenos, foi desenhada e explicada a volta, sendo então escolhida a ponta de enrolo.

No terreno, a maioria com orografia similar ao que identifico na primeira foto acima,  7 caçadores deram muito boa conta de como se faz estas coisas e, aos poucos e poucos, as perdizes iam ficando tresmalhadas,  desorientadas e, dando " orelha".

Quanto às lebres, penso que aqui neste tema foi mais ou menos fácil a captura de uma por caçador, imposição acertada do gestor da caça.

Os cães, esses, pelo que me foi dado observar, também eram, na sua maioria, cães bons e experientes pelo que auxiliaram e muito aos números.

O Jeep, o meu novo  BA, evolui nestas lides a olhos vistos e, para além da resistência ( aguenta manhãs inteiras de caça sem aparentar grandes sinais de cansaço ) adquire experiência a olhos vistos na busca,  no rasto e nos cobros, é um cão cheio de alegria que, como é costume dizer-se, enche-me as medidas !

Recordo detecção de rasto  de perdiz, trabalho detalhado sobre o mesmo, ponto/ mostra e, cerca de 20 metros mais à frente, levantamento vibrante da ave que, bem apontada, caiu imediatamente, tendo o cão cobrado a peça, rápida e alegremente.

Quando as caçadas assim correm, é sempre com alguma  nostalgia que regressamos a nossas casas, mas, desde logo,  sempre a pensar já numa seguinte, se possível.

Abraço amigo